A Câmara Municipal de Pires do Rio participou do 13.º Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia (EnGITEC), maior evento de tecnologia e inovação do Poder Legislativo, que aconteceu entre os dias 19 a 23 de junho, reunindo mais de 500 participantes de todo o Brasil em Brasília/DF. Representada pelos servidores João Pedro Campos, Laura Almeida, Leonardo Tavares, Milena Kauany e Patrick Andrade nos três últimos dias de programação, o objetivo do Encontro é fortalecer o Legislativo Brasileiro nos Estados e municípios, estimulando a modernização e a interação entre as Casas por meio da capacitação tecnológica e de pessoal, partindo principalmente dos produtos do Interlegis, um programa do Senado Federal.

O EnGITEC é formado por oficinas, palestras e dinâmicas, ministradas pelos mais diversos especialistas de Câmaras e Assembleias Legislativas, bem como do próprio Senado Federal e outros convidados. Alguns dos temas abordados este ano foram Câmara sem papel, o que muda na LGPD, o impacto da reforma política nas Eleições 2024, as matrizes específicas de fiscalização no Portal da Transparência, documentos nato-digitais, Comunicação Digital e integrada na esfera pública, entre muitos outros assuntos relevantes para o bom funcionamento dos trabalhos legislativos. Os benefícios para as Casas são imediatos, considerando que os embasamentos obtidos são suficientes para a implantação de novos Projetos renovadores no dia a dia.

Aprendizado imersivo e conexões reais

A Palestra Magna do evento foi ministrada por Ilana Trombka, Diretora-Geral do Senado Federal há quase nove anos. Discorrendo que “inovação tem a ver com as pessoas” em um discurso inspirador que envolveu até relatos sobre a própria carreira, Trombka deu o primeiro tom a uma verdadeira experiência de aprendizado ativo e imersivo, que levou os presentes a saírem certos de que são agentes transformadores.

É a primeira vez que Pires do Rio participa do Encontro e tem contato com a filosofia africana que rege o EnGITEC, chamada Ubuntu. Alzira Fernanda, Líder do GITEC e apresentadora do evento, explica que essa ideologia é sobre “entender que não fazemos nada sozinhos” e “que eu sou porque nós somos”, em uma dinâmica que gera conexões reais sob a consciência de que somos parte de algo coletivo, uma típica interdependência humana que potencializa nossa essência e desempenho.

Sobre o GITEC

O Grupo Interlegis de Tecnologia (GITEC), que dá nome ao Encontro, é uma rede virtual do Interlegis, em que servidores públicos de todo o Brasil nas áreas de TI e de Comunicação Social, bem como Jurídica e de Jornalismo, discutem problemáticas e propõem, em uma estratégia coletiva, soluções por meio da tecnologia para impactar positivamente os trabalhos das Câmaras e Assembleias espalhadas por todo o País.

por João Pedro de Souza Campos / Redação

encontro

evento

nacional